RENATO PERGUNTA

É estranho, todos os dias passo pela Barata Ribeiro, esquina após esquina até chegar na Anita Garibaldi, na quadra do antigo apartamento onde morava. Muita coisa mudou em tão pouco tempo. No meu tempo, e como isso soa velho, havia na galeria um cinema, ao lado tinha uma pequena loja chamada Modern Sound e uma outra chamada Gramophone, onde invariavelmente era mais barato de se comprar algum cd. Lembra até um episódio engraçado ocorrido em 1996 ou menos. Estava justamente fuçando em alguns discos na loja mais cara quando entra Renato Russo. Já acostumado com as celebridades a luz do dia, sabia o quanto o líder do Legião Urbana era meio arredio ao assédio dos fãs, e eu lá nem era muito fã dele na época – todo mundo que viveu o auge da banda quando tinha seus 16 e poucos anos gastou toda essa energia depois do Que País é este. Para variar, eu procurava algum disco do Toy Dolls ou Suicidal Tendencies  não lembro, quando aquela figura trajando moleton azul escuro poído, óculos engordurados, All Star branco sujo meio cinza e talvez uma calça jeans me interrompe:
– Vem cá, você sabe onde ficam os cds de blues?
– É logo ali, Renato – apontando para o fundo da loja.
– Obrigado.

E foi talvez o papo mais longo que tive com um ídolo da minha adolescência. Na verdade com o Marcelo Nova não chegou nem a ser um papo, ele apenas me cumprimentou de cima do palco do Cine Íris porque talvez eu fosse o único cara com costeletas tão grandes quanto as dele. Mas isso nem aconteceu em Copacabana e eu nem moro mais lá. É uma outra história, não chega nem perto do dia em que às vésperas de seu falecimento, troquei nem meia dúzia de palavras com o líder de uma das maiores bandas que já existiu.

Outro dia eu conto sobre um verdadeiro fã do Legião Urbana que pagou um mico danado nesta mesma loja. Claro, mais uma história que aconteceu ali em Copacabana.

Deixe um comentário

