DIA DO AMIGO

jaybob
Hoje, 20 de julho, é o dia do amigo. Pelo Orkut são mais de 620, no Twitter tenho cravados 300, Facebook são algumas centenas, no MSN uns 281 e Fotolog, Buzznet, Liinkedin entre outras redes sociais nem se fala.

Mas o que define um amigo?

Alguém que liga de madrugada dizendo que fez uma merda sem tamanho nas escadas do prédio? Um que vive te procurando para perguntar dúvidas sobre trabalho? Trabalham juntos e saem para beber depois do expediente? O jornaleiro? Quem responde seus emails? Quem não pára de te mandar emails com piadas? Alguém que publica foto sua na página dele? Aquele camarada na pelada que sempre te passa a bola? Está na discagem rápida do seu celular? Conhece seus pais? Já viajou com você? Te deu remédio? Chorou? Te fez chorar? Ofereceu o sofá para tu dormir? Passou rapidamente no Natal da sua casa? Foi no seu aniverário? Ligou? Escreveu? Ah, todo ano ele se lembra atrasado…


Se você parar e pensar são muitas perguntas para fazer. Embora a velha desculpa de que “estou trabalhando muito,não dá tempo para nada” seja uma constante, sempre dá tempo para você, seu desalmado, pegar o telefone e perguntar “e aí? como vai você?”. Ou mesmo escrever um email, contando o que você tem feito e perguntando da sua família. Manda um SMS. É a certeza de que o desgraçado vai te responder.
Um amigo de faculdade, não vou dizer o nome, não liga para ninguém. Acredita que quem é amigo mesmo dele vai correr atrás e tals. Já tem uns 20 chopps marcados entre a turma e ele nunca deu as caras. Sim, nós ligamos para ele.

Outro que vive me dizendo que vai num show comigo o tempo todo e quando rolou o tal show disse que tinha um aniversário para ir no mesmo dia. Lamentamos muito.

Toda vez que passo por São Paulo telefono para ela. Nem vai dar tempo da gente se encontrar, mas eu me sinto mal de passar na terra dela sem dar pelo menos um alô. Conversamos quase todo dia.

Meu “irmão”, amigo de infância, sempre esqueço que o aniversário dele é 14 de janeiro. Ele nunca se esqueceu do meu, sempre apareceu. Tem um filho lindo, uma esposa linda e o cara é boa pinta. Passamos meses sem nos encontrarmos, telefonarmos e tudo. Bastam 10 minutos de conversa cara a cara e colocamos tudo em dia como se tivéssemos nos visto a semana inteira.

Dava pra ficar até amanhã aqui colocando cada exemplo que tenho ou me lembro. Algumas pessoas poderiam ficar chateadas de não serem mencionadas, ou porque não coloquei foto, ou disse o nome de um e não de outro. Complicado, difícil agradar a todos.

Vou “perder” a tarde inteira tentando definir o que é um amigo, mas se fosse para falar sem pensar eu diria:
banheira
Amigo meu é quem bebe comigo!
Feliz dia do amigo, para você, meu amigo e para quem é seu amigo.

8 pensamentos sobre “DIA DO AMIGO

  1. EU costumava beber.. temporariamente estou desfalcando a turma do chopp… e pelas minahs contas a próx gelada vai ser lá pelo carnaval, em pleno Cutucano quem sabe..
    Mas fica aqiu o meu brinde.. nem que seja virtual pelo dia de hoje!

  2. Mas é com muito amor e carinho a reclamação, de quem quer estar sempre no pensamento do querido amigo.

    Adoro você, Gutim!

Deixe um comentário

