É FESTA! CHICLETE COM BANANA!

Passeata de estudantes complica trânsito no Centro do Rio
Manifestantes saíram da Candelária e seguiram pela Avenida Rio Branco. Congestionamento chega à Avenida Presidente Vargas.

Entenda o porque disto mais abaixo e um pouco mais.

Uma manifestação de estudantes na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, causa retenções no tráfego de veículos no início da tarde desta terça-feira (23). Segundo a Guarda Municipal, o trânsito no local chegou a fluir apenas por uma faixa e o congestionamento chega à Avenida Presidente Vargas, nas pistas central e lateral, no sentido Candelária. Cerca de 20 guardas municipais auxiliam os motoristas.
Os manifestantes saíram da Candelária por volta das 14h20 e, em torno das 15h20, chegaram à Cinelândia.
Os estudantes reivindicam que 50% do fundo do pré-sal sejam destinados à educação. Os estudantes querem ainda meia passagem para universitários e são contra as restrições do passe livre secundarista.

Interessante ver tanta gente engajada em prol do bem da sua classe, visando os menos favorecidos e abastados pela ordem pública, governo municipal e todas os compromissos firmados pelas oligarquias instituídas pelo povo através do voto direito, direito democrático onde vivemos uma história bem recente, uma experiência com que muitos mal viram nascer, a exemplo desta juventude ali presente, por exemplo.

Assistir uma manifestação destas enche o peito de esperança, coisa do tipo, está nascendo uma juventude engajada, que vai eleger nossos governantes no futuro e não vai jogar seus pais num asilo enquanto assistem os reality shows da vida nem o campeonato estadual da sua região. Nobre lutar por um ideal, nações foram construídas assim, claro que por mãos cobertas de sangue na maioria das vezes, pelo exercício armado, durante muito tempo, atravessando outros países e até sacrificando sua própria liberdade em prol do progresso.

A lição de história pára por aí. Os gritos dessa turma animada aí clamavam direito a cultura, facilitanto o custeio para ir ao cinema, teatro e etc. Clamavam também investimento na educação com os royalties do famigerado Pré Sal que o Rio de Janeiro vai dividir com os estados da União. A algumas semanas atrás tivemos uma mobilização em toda cidade, divulgada abertamente pela prefeitura e colocando o funcionalismo público carioca nas ruas ao invés de trabalhar, tudo para promover uma grande manifestação que parou o centro da cidade. O que era pra ser uma manifestação política acabou virando uma grande festa. Se isso ajudou em alguma coisa até agora este ser ignóbil ainda se questiona.

Fora a especulação que já está enchendo os bolsos de muitos empresários por aí, os estados se vêem lesados caso os lucros com este patrimônio nacional não seja igualmente divido. Bem, se vamos dividir alguma coisa o justo seria que cada capital, município e estado faça sua parte também. Se é assim, desconheço, ou seria um privilégio do povo carioca poder gozar com o lucro do governo federal. Não, não, na realidade toda a verba do pré Sal ia ser para as olimipíada, quase me esqueci. Sabe como é que é, brasileiro tem memória curta. Melhor botar todo mundo na rua mesmo e continuar protestando contra aquele governo safado em que você votou.

E a festa continua. Depois dizem que carnaval fora de época é só na Bahia…

Calma, ainda não acabou.

Anúncios

2 pensamentos sobre “É FESTA! CHICLETE COM BANANA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s