Black Sabbath Album Cover Wallpaper__yvt2

VOLTA REDONDA, UMA CIDADE ESTRANHA 001: WANDO E O TALENTO NATO DE QUALQUER UM QUE POR ALI PASSOU


Começo por acaso a coletar imagens, videos e alguns fatos estranhos sobre minha cidade natal, Volta Redonda. O próprio nome da cidade é por si só estranho, afinal de contas já viu uma volta que seja quadrada? Analogia ruim mas acho que vocês vão entender com os fatos que narrarei a seguir.


A imagem anterior foi só para te distrair mesmo e chamar atenção para esta publicação, e claro, que apesar da minha cidade ter lá seus problemas tem suas belezas naturais e talentos. Esta é a estudante Isadora de Meira, uma das candidatas a Miss Rio de Janeiro em 2011. Não tenho notícia se ela chegou a ser finalista ou coisa parecida, só sei que no tempo que eu morava lá não tinha essas coisas, a gente encarava bravamente o que usasse saia e não morasse longe do centro da cidade.
As garotas mais lindas ou moravam no Laranjal ou no Jardim Amália, estudavam  no colégio Nossa Senhora do Rosário e frequentavam o Clube Funcionários em horários que nós nunca estávamos presentes.  Era assim.

Mas vamos aos fatos inusitados sobre a cidade, a começar por mais um empreendimento genial da administração atual. A ponte sobre que liga o Aterrado a Niterói – sim, tem um bairro lá chamado Niterói.
O prefeito resolveu cobrir uma ponte. Sim, isso mesmo! Cobrir uma ponte seria uma ideia fantástica não fosse a estrutura ser completamente frágil e sua utlidade sem propósito, tanto que desabou na primeira chuva forte que caiu sobre a cidade. Vejam como ficou depois de algumas horas de vento e chuva. Não poderia dar certo uma merda dessas nem fudendo.

A pouco mencionei nome de bairro com mesmo de uma cidade. Isso não é nada. Laranjal, Eucaliptal, Barreira Cravo, Morada da Granja, Casa de Pedra, Monte Castelo, Siderópolis, Conforto, Aterrado e tantos outros que não me recordo agora são os nomes de alguns bairros desta cidade estranha. Alguns até tem alguma relação com sua criação, a maior parte nem tanto. O bairro onde eu morava, por exemplo, não tem nem nunca teve nenhum aviário ou coisa parecida. Pra falar a verdade a Morada da Granja não fica nem em Volta Redonda, pertence a Barra Mansa, mas aparece na planta da cidade, então eu não morava junto com aquela cambada miserável que infesta minha cidade porque vai ter raça ruim é essa gente que mora em Barra Mansa, que carinhosamente chamamos da Barramansuínos.

Por falar em coisas que ligam nada a lugar nenhuma, venha o exemplo abaixo.

Reza a lenda que esta obra faraônica desafogaria o trânsito, o que de fato não aconteceu. Mas vejam que bela homenagem a Marco Antônio dos Reis. Mas quem é Marco Antônio dos Reis? Alguém importante, pois ganhou um viaduto em seu nome, hoje falecido.

Ainda dá tempo de mais algo estranho de Volta Redonda. A Rodovia do Contorno. Desde que me lembro o pouco de consciência sobre os fatos de onde nasci, esta obra sim poderia fazer uma grande diferença no tráfego dentro da cidade e transporte de cargas que hoje atravessa a cidade de ponta a ponta, danificando ruas, estruturas e trazendo o caos ao morador da cidade. No trecho da 207, onde minha falecida avó morava, o volume de cargas é intenso chegando ao absurdo de peças gigantescas pararem várias vezes o tráfego para atravessar, sem contar os Barramansuínos que usam esta via para chegar ao trabalho no centro da cidade.

Parece que agora a coisa vai. Aí sim começo a ver vantagem. Espero estar vivo para assistir isso.

Agora vamos a um talento local, Eliézio cantando Catedral.

Numa boa, rolou uma lágrima aqui. Mas sou mais o Wando. Por que Wando? Porque ele já foi morador da minha cidade, começou como feirante e caminhoneiro logo depois.
De onde vocês acham que veio tanta inspiração pro seu talento?

Eis uma imagem dele da época em que ele morava lá. Aqui um dos últimos registros dele em um show em Volta Redonda, uma música que trouxe muita saudade a quem estava ali. E sim, eu já fui num show do cara, mas não fiquei chorando pitangas por ele quando morreu – uma síndrome de que quando morre alguém todo mundo passa a gostar da pessoa como se fosse seu maior ídolo. Eu fiquei triste quando morreu Raul Seixas, porque era meu ídolo na época, e foi meu amigo JL que hoje vive em Toronto quem deu a notícia nos auto falantes do colégio na hora do recreio.

Ele tocava uma rádio no intervalo entre as aulas e colocava um rock leve que falava sobre drogas, sexo e religião. As irmãs gostavam da seleção musical, mas definitivamente desconheciam a língua inglesa. JL trocava a capa dos discos do Iron Maiden e Black Sabbath por outras para não dar problema, quando não trazia as fitas k7 de casa com a seleção de músicas já gravada.

JL sim, este era um…

E antes que apareça alguém dizendo que eu odeio minha cidade e tal, nossa como sou revolucionário ou coisa parecida… bem, depois que você nascer numa cidade onde a poluição é maior que era em Cubatão, com o segundo maior índice de criminalidade do Brasil, ter mais mulher feia que homem, tem umas das maiores usinas siderúrgicas do mundo e teve Claudio Adão no plantel do seu time de futebol local, bem, aí você pode falar alguma coisa.

– Ai que meda, ele nasceu em Volta Redonda.

Próximo capítulo:

A greve de 1988, o flagrante da notícia pelos olhos de um jovem gozando seus nove anos de idade, a primeira vez que enjaculou e borrou as calças quando tropas militares invadiram a cidade.

5 pensamentos sobre “VOLTA REDONDA, UMA CIDADE ESTRANHA 001: WANDO E O TALENTO NATO DE QUALQUER UM QUE POR ALI PASSOU

  1. Este diário vai longe, muitas coisas a dizer, das alegorias, das mesmice.Quanto ao capito a sequir, nunca dei uma ré no carro tão longa quanto a deste dia.

  2. Pingback: VOLTA REDONDA, UMA CIDADE ESTRANHA 002: JASPION É PROS FRACOS, LANCE AGORA É NA MARGEM DO RIO PARAÍBA |

  3. Pingback: VOLTA REDONDA, UMA CIDADE ESTRANHA 002: COBRADORA FERNANDA TÁ FUDIDA! |

  4. Pingback: VOLTA REDONDA, UMA CIDADE ESTRANHA 004: ROUBARAM O COELHO DA PÁSCOA |

Deixe uma resposta

