UM JOB RUIM: SÍMBOLO DO RUGBY E PÉSSIMO BRIEFING


Quando vejo algo assim pensamentos muito piores do que vou escrever aqui me ocorrem neste momento. Primeiro é o fato de terem desenhado símbolos para representar nossa Seleção Brasileira de Rugby que ao meu ver, na minha doce ignorância não o representam. Tupis, Araras e Sucuris? Me desculpem quem está feliz com estas opções, mas isso não representa em termos de imagem a nossa seleção, tão pouco em representação contextual.


Tupi até passa, mas acho que o problema aí é a gente usar da imagem do índio para promover um esporte – como se o índio fosse uma raça respeitada na nossa nação. Começa errado por aí e piora.


Araras? Bacana, então nossos jogadores de rugby são passarinhos. Um bicho mais irritante que qualquer coisa. “É contra os Araras que vamos jogar? Vamos depenar estes frango!”


Sucuris? Apesar da leve alusão a um animal perigoso esta associação não relaciona vigor, força e tão pouco a representatividade que uma seleção de rugby deveria ter.

Apesar de ter sido feita uma votação onde mais de duzentas sugestões foram feitas, acredito que precisava de um refino maior nestas informações. Claro que precisamos enaltecer algo natural do nosso país, que demonstre a fibra, força e claro a imagem com que gostaríamos de ver nossa seleção sendo representada.

Mas agora vem o pulo do gato. Qual seria a melhor representação então da nossa seleção? Ainda não pensei em algo para esta solução mágica, mesmo porque magia não existe e a tarefa não é fácil. Embora eu já tenha jogado rugby durante algum tempo e atualmente trabalhe com isso não quero chegar defecando mais regra ainda. O fato é que esta escolha foi mal conduzida e vou explicar porque nos próximos parágrafos.

Criação de Logomarca. Qual o fundamento básico para se criar qualquer representação de um produto, ação ou evento? Estudar o objeto de trabalho, aprofundar se o suficiente para poder você mesmo justificar a sua escolha nesta representação visual. Não basta simplesmente sentar a bunda na cadeira e fazer uma imagem bacana, com as cores da bandeira do país, escolhe um bicho e vai. É simplório demais isso. O Diretor de Arte deste job nem precisava jogar rugby, mas percebe se no discurso que desconhece completamente a história do rugby e pouco fez para se aprofundar do que assistir uma ou duas partidas. Não se pesquisou quais são os outros símbolos de outras nações ou coisa parecida, duvido muito.

Mas sabe o que é pior? O cliente, a CBRu, Confederação Brasileira de Rugby, aprovou o layout. Não que eu vá agora julgar que ela está errada, parabéns pelo empenho em escolher uma imagem para representar nossa seleção, mas estou no direito de discordar, como muitos acredito também discordam.


Mas fazer o que? O símbolo da seleção da África do Sul é um viado! Mas a África do Sul é a África do Sul. O Brasil ainda tem um longo caminho a trilhar, embora muita gente envolvida no rugby nacional esteja com atenção maior no quanto pode ganhar em cima do esporte do que realmente vai profissionalizá-lo e fazer não só nossa seleções, mas clubes e times regionais crescerem de verdade no nosso país.

Quer saber mais sobre esta votação e tudo mais? Matéria do Globo Esporte de ontem, 28 de fevereiro de 2012:
http://globoesporte.globo.com/globo-esporte/videos/t/edicoes/v/selecao-brasileira-de-rugby-busca-apelido-para-a-equipe/1833560/
Tire suas próprias conclusões. Sua opinião, amante do esporte e principalmente jogador é muito importante para o rugby brasileiro.

4 pensamentos sobre “UM JOB RUIM: SÍMBOLO DO RUGBY E PÉSSIMO BRIEFING

  1. Acho que um bom símbolo seria pegar personagens do nosso folclore:
    Curupira, Boitatá, Lobisomen, Mula-sem-Cabeça.
    Se fosse um animal eu gostaria da Harpia (gavião-real).

  2. Na hora de escolher por favor NAO esquecer que o time nacional de Rugby do MEXICO, JA escolheu uma Serpente para seu simbolo. Se o Brasil escolher a Sucuri vai ficar meio esquisito lembrando um plagio disfarcado. E ja que o simbolo do time nacional de Futebol do Brasil eh o Canarinho, acho mais louvavel escolher a Arara Azul por ser essa uma ave genuinamente Brasileira. O Tupi, eh uma nacao indigena que mescla com os Guaranis que domina toda a America do Sul nao somente o Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s