A MAIOR DEMONSTRAÇÃO DE RESPEITO E CULTURA JÁ VISTA DENTRO DO RUGBY, DESDE PEQUENO

HAKA

Antes de mais nada vamos a uma explicação do que é o Haka, explicitada por um  dos colunistas da RugbyMania, um dos maiores portais sobre Rugby no Brasil. Com a palavra, Caio Carvalho, primeira linha, atualmente árbitro de rugby:

Um dos primeiros contatos (para muita gente) com o rugby é a haka, e os All Blacks (claro !). Recentemente, andei pesquisando sobre a haka, motivado por aquele documentário do Sportv, “Rugby: A História dos All Blacks”, da série “esporte.doc”. Pesquisei os tipos de haka que vemos nos jogos de rugby, e descobri coisas interessantes !

Primeiro, a melhor definição de haka que eu encontrei foi que “é uma dança complexa, onde o corpo inteiro deve falar”. É uma expressão da paixão e de vigor da cultura maori. Importante lembrar que existem diferentes estilos de haka, para expressar muitas coisas !
Dito isso, vamos direto à ação ! A haka mais famosa é a Ka Mate, que é a mais executada pelos All Blacks antes de suas partidas:

Saiba mais sobre o Haka na matéria da RugbyMania em rugbymania.com.br/2012/04/06/a-haka/

Agora vamos ao motivo deste post, uma verdadeira demonstração de respeito e uma lição do que a cultura de uma nação unida a um esporte secular pode fazer. Uma turma de estudantes entre 6 e 7 anos de idade fez uma pequena demonstração de não apenas um dos Hakas conhecidos, mas várias danças maori. O video fala por si só, acompanhem.

Confesso que…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s