P1180359

A HISTÓRIA DO SKATE NO BRASIL E COMO MESMO A MAIOR ADVERSIDADE FEZ COM QUE CONTINUÁSSEMOS ANDANDO PRA FRENTE

Registro conta a trajetória dos skatistas Bob Burnquist, Sandro Dias, Lincoln Ueda e Cristiano Mateus
via Catraca Livre, publicado em julho de 2012.


Atualmente, o Brasil é considerado a segunda maior potência do skate no cenário mundial. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos.
O skate – ou “carrinho” para os mais chegados – desembarcou no Brasil por volta dos anos 60, já batizado no lendário bairro de Dogtown. Na época, os boards eram feitos com rodinhas de patins e a prática ainda não estava ligada ao profissionalismo. Diversão era o principal objetivo.

Em 1974 aconteceu o 1º Campeonato Brasileiro de Skate, no Rio de Janeiro, e nos anos seguintes o estilo de vida – que ganhava status de modalidade esportiva – misturou-se ao asfalto das grandes metrópoles. Preconceito, patrocínio, união, respeito e liberdade. Estes elementos estão presentes no documentário “Vida sobre Rodas”, do diretor Daniel Baccar, disponível por completo via Youtube.

Quatro histórias e para cada uma delas, quatro rodas. Bob Burnquist, Sandro Dias, Lincoln Ueda e Cristiano Mateus contam como suas vidas encontraram o skate e, a partir daí, constroem uma narrativa histórica sobre a prática no país. Além dos brasileiros, figuras do cenário internacional também contribuem com depoimentos, entre elas está Tony Hawks, considerado por muitos como o melhor skatista de todos os tempos.

Para os veteranos, uma ótima chance de relembrar as raízes. E para os novatos, uma boa aula de história, amizade e dedicação ao Sk8.

Este documentário me levou a lembrar de um filme que marcou minha adolescência skatista. Thrashin. Só não encontrei para baixar mas consegui o filme completo abaixo no Youtube.


A imagem que ilustra este post no topo é do meu velho skate que ainda rende algumas alegrias fim de semana sim, fim de semana não.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s