GASTRONOMIA É CULTURA? SIM, MAS VAMOS ANALISAR O BURACO ONDE ELE ESTÁ. SIM, MAIS EMBAIXO…

Clique aqui para ler o texto da Época na íntegra.

Clique aqui para ler o texto da Época na íntegra.

“É curioso acompanhar as discussões em torno do projeto de lei que defende que a gastronomia seja, oficialmente, reconhecida como manifestação cultural e, portanto, tenha acesso aos benefícios do Ministério da Cultura para o setor – incluindo aí a Lei Rouanet. Com ela, eventos, pesquisas, publicações, criações e manutenção de acervos sobre gastronomia poderão ser financiados com verba dedutível do imposto de renda.

O estranhamento é constatar que exista polêmica em torno disso. Em algum momento, na história da humanidade, os ingredientes que consumimos, as receitas que usamos e os métodos de cocção que adotamos não fizeram parte da nossa cultura? Existe mesmo alguma dúvida de que gastronomia deva ser encarada como manifestação cultural?”

O único incentivo que eu tenho tido é da minha família, amigos e sócios, todas as pessoas que tomaram a cozinha como seu ganha pão e modo de viver. Isso é tudo que eu preciso. Acho que existem setores da sociedade que carecem muito mais de recursos que a minha classe, embora a captação destes recursos que esteja em questão, e sim, sai alguma coisa do bolso do contribuinte quando você é amparado pela lei Rouanet.

Estude um pouco que vais perceber que o buraco é mais embaixo sim. Porém…

Por outro lado, há algo importante dentro deste contexto e a abordagem da reportagem consegue ir além. Clique aqui para ler e entenda. A versão resumida para você que tem preguiça de ler está no video com Alex Atala abaixo:

Quer saber mais? Acesse eucomocultura.com.br e veja o que está sendo feito para que não percamos a nossa identidade.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s