945316_10151946280183849_30449460_n

CONVERSA FIADA DE VINTE ANOS ATRÁS E DEPOIS VEM CULPAR A DILMA, PATÉTICO

DEFINA_ILHA

Essa conversa que a publicidade digital é mais rentável que a impressa tem pelo menos uns quinze anos. É o mesmo discurso reciclado que os entusiastas digitais enchem a boca para dizer que os meios impressos vão acabar nos próximos anos. É claro que vai acabar. Um belo dia todo mundo vai ter acesso a informação digital, assim como educação, saúde e emprego. É muito lindo pintar o quadro em cima de especulações que estes mesmos meios de comunicação impõem sobre as empresas, uma mídia que foi construída em cima de valores de cobrança das agência supervalorizada, onerando o trabalho dos profissionais envolvidos no processo de concepção de um material penoso e que demanda muito mais tempo do que subir o arquivo no meio.

 

Vou ilustrar isso de uma forma mais sensata nos tweets que por acaso vi agora pouco nas internets…

Uma economia que seria revertida em lucro, não investimento, diga se de passagem.

Um dia vamos ter reinventar a roda, para que a mesma consciência comercial reflita no social. A responsabilidade do profissional de mídia destes veículos é completamente nula, e visa apenas o interesse pessoal. Clientes e produtos são explorados como se fossem o mesmo material humano que gasta seus neurônicos para montar suas peças digitais, bem como o trabalho de jornalistas sérios, comprometidos em informar e dar seu juiz de caráter quando necessário. A “Lei de Gérson” é a que ainda rege nossa nação. O Globo chove no molhado, mas consegue reduzir a ideia do quanto o seu papel como veículo “referência” para o mercado a um grande cacho caro de banana.

Não demora muito começa a cobrar pelo conteúdo digital do mesmo jeito que Folha e Veja fazem.

Ih, peraí, eles já fazem isso.

Pagar pela informação? Sim. É justo. Mas cobrar preços astronômicos pelo espaço digital é imperialista demais. Depois reclamam do governo e seus impostos. Empresários fazem exatamente o mesmo e muito pior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s